A Associação Brasileira de Municípios (ABM) está participando do Congresso Mundial da Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), realizado entre os dias 22 e 25 de junho, em Tânger, Marrocos. Considerado um dos mais importantes encontros globais do municipalismo, o evento reúne líderes locais, associações municipalistas, organismos internacionais e parceiros estratégicos para debater os principais desafios e oportunidades para os territórios no contexto das transformações globais.
Representam a ABM no Congresso o Diretor Executivo, Eduardo Tadeu Pereira, a assessora de Relações Internacionais e Mudanças Climáticas, Daniela Monteiro, e o prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio (MG) e Vice-Presidente para Pequenos Municípios, José Alves Donato.
Ao longo da programação, a delegação brasileira participou de espaços estratégicos de diálogo e governança do movimento municipalista internacional, incluindo a Assembleia e Caucus para a região da América Latina, o Presidium da Associação de Municípios e Cidades do BRICS+, o Burô Executivo e Conselho Mundial da CGLU. As atividades abordaram temas centrais para os governos locais, como prestação de serviços públicos, fortalecimento da democracia local, cooperação internacional, desenvolvimento territorial sustentável e os caminhos para a construção da Agenda Pós-2030.
Um dos destaques da participação da ABM foi a realização do diálogo internacional “O Sul Global a partir dos Territórios: Governos Locais e Novas Agendas de Cooperação“, promovido pela ABM em parceria com a Associação de Municípios e Cidades dos BRICS+ (ACM BRICS+). O encontro reuniu representantes de governos locais, redes municipalistas e instituições internacionais para discutir o fortalecimento da cooperação descentralizada, da diplomacia territorial e das estratégias de desenvolvimento lideradas pelos territórios do Sul Global.
Moderado por Eduardo Tadeu Pereira, o debate contou com a participação de lideranças de diferentes regiões do mundo, incluindo representantes da Índia, África do Sul, Irã, Argentina e Brasil. O prefeito José Alves Donato apresentou a perspectiva dos pequenos municípios brasileiros e destacou a importância de ampliar os mecanismos de cooperação internacional que permitam aos governos locais enfrentar desafios comuns, como as mudanças climáticas, as desigualdades territoriais e a necessidade de financiamento para o desenvolvimento sustentável.
“Os municípios do Sul Global não precisam apenas receber soluções prontas; eles também produzem conhecimento, inovação e respostas concretas para desafios comuns. Há muito que o Sul pode aprender com o próprio Sul. Ao compartilhar experiências entre territórios que vivem realidades semelhantes, construímos caminhos mais eficazes para o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a resiliência climática”, destacou Eduardo Tadeu.
A iniciativa dialoga com o crescente protagonismo do Sul Global nos debates internacionais sobre desenvolvimento, governança e sustentabilidade, reforçando o papel estratégico das cidades e municípios na construção de soluções concretas para desafios globais. Entre os temas debatidos estiveram a cooperação Sul-Sul, a governança multinível, a ação climática, a inovação pública e os instrumentos de financiamento para governos locais.
Para a ABM, a participação no Congresso Mundial da CGLU reafirma o compromisso da entidade com a internacionalização dos municípios brasileiros e com o fortalecimento da presença das cidades na construção das agendas globais. O encontro também representa uma oportunidade para ampliar parcerias, compartilhar experiências e posicionar os governos locais brasileiros nos principais debates internacionais sobre desenvolvimento sustentável, clima, cooperação e governança.
Além das atividades institucionais, a presença da ABM em Tânger contribui para fortalecer a voz dos municípios brasileiros nos espaços globais de decisão, reforçando a importância da atuação local na implementação de soluções para os desafios contemporâneos e na construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e cooperativo.







