ABM apresenta a Rede Clima Municipal ao Ministério Público do RS e alinha capacitação de gestores em adaptação climática
A Associação Brasileira de Municípios (ABM) apresentou o programa Rede Clima Municipal ao Gabinete de Estudos Climáticos (GabClima) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em reunião realizada no dia 1º de setembro, na sede da instituição, em Porto Alegre. O encontro reuniu representantes das duas entidades para alinhar ações de capacitação de gestores públicos e de apoio à elaboração de planos municipais de adaptação às mudanças climáticas.
A Rede Clima Municipal, projeto realizado pela ABM, em parceria com a Funasa, apoia prioritariamente cidades com menos de 50 mil habitantes na construção de seus Plano Locais de Adaptação Climática, instrumento que orienta ações estruturadas de mitigação e adaptação nos territórios. O programa integra saneamento básico, saúde ambiental, gestão de riscos e planejamento urbano em uma mesma estratégia e hoje atende 38 municípios brasileiros, 9 deles no Rio Grande do Sul.
Para Gardel Melo, ponto focal da Rede Clima Municipal Região Sul, que participou da reunião, “A aproximação com o GabClima do Ministério Público do Rio Grande do Sul faz parte de um objetivo central da Rede Clima Municipal, que é prospectar parcerias capazes de ampliar nosso escopo de atuação. Quanto mais articulação construímos com instituições que atuam no território, mais perto chegamos de levar a adaptação climática a todos os municípios brasileiros”.
Cooperação para fortalecer a prevenção
Durante a reunião, a ABM apresentou as metodologias que o projeto utiliza para identificar vulnerabilidades climáticas e planejar ações de redução dos impactos de eventos extremos nas comunidades. O trabalho estimula a atuação integrada entre diferentes áreas da administração pública, para que os planos de adaptação se tornem instrumentos efetivos de prevenção, preparação e resposta.
O GabClima, coordenado pela procuradora de Justiça Silvia Cappelli, recebeu a apresentação e discutiu com a Associação formas de cooperação entre as instituições. As conversas incluíram a participação conjunta em capacitações e o fortalecimento do diálogo com prefeitos por meio da ABM, ampliando a troca de experiências e a disseminação de boas práticas de adaptação climática entre os municípios gaúchos.
“Essa reunião abriu caminhos para novas ações de cooperação, incluindo a participação conjunta em eventos e atividades, o intercâmbio de experiências e a divulgação das iniciativas desenvolvidas pela Rede Clima Municipal e pelo GAB Clima. A aproximação entre as iniciativas representa mais um passo para fortalecer a atuação dos municípios gaúchos diante dos desafios climáticos, conectando conhecimento técnico, instituições públicas e comunidades na construção de territórios mais preparados e resilientes”, pontuou Dany Silbermann, Assessor Técnico para Planejamento Urbano e Regional da Rede Clima Municipal.
Ao aproximar a Rede Clima Municipal do Ministério Público estadual, a ABM reforça a articulação institucional que sustenta o programa e amplia o alcance da capacitação técnica junto às cidades que mais precisam de apoio para enfrentar os efeitos da crise climática na região Sul do país.






