Nesta quarta-feira (21), na sede do Banco do Brasil em Brasília, no evento “Fora da Caixa: Experiências de Sandboxes Nacionais e Internacionais”, a ABM participou do debate sobre as experiências municipais com sandboxes. Uma iniciativa da Datasphere Initiative.
Os sandboxes permitem testar soluções regulatórias e modelos de negócios inovadores com regras mais flexíveis e temporárias, a fim de validar suas tecnologias antes de aplicá-las na versão final.
O prefeito é versado em generalidades, atua com questões diversas e específicas, de asfalto a livros escolares. É fundamental reconhecer a importância de uma abordagem inovadora. Uma necessidade dos municípios e das prefeituras, afirmou o diretor executivo da ABM, Eduardo Tadeu. “Na sociedade em geral, e no serviço público em particular, a racionalidade muitas vezes cede espaço à burocracia”.
Os sandboxes buscam simplificar os procedimentos, possibilitando melhor compreensão de produtos, serviços e processos no período de desenvolvimento e testagem. Com esse modelo regulatório, é possível evitar que riscos e falhas ocorram durante o processo de execução.