Mais uma prefeitura aderiu ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM). Na manhã de quarta-feira (24), o prefeito de Cametá (PA), Victor Correa Cassiano, assinou a adesão ao Pacto. O evento foi na sede da Associação Brasileira de Municípios (ABM). Na oportunidade, também ocorreu a filiação do município a entidade.
Na opinião do prefeito de Cametá (PA), o município dá um salto de qualidade na estruturação da política de sustentabilidade, como iniciativas como “O IPTU Verde, IPTU Solar e a continuidade na implementação de medidas de eficientização energética, como a troca por lâmpadas de LED em toda a rede de iluminação pública”.
A adesão da Prefeitura de Cametá (PA) ao GCoM foi comemorando por Eduardo Tadeu Pereira, Diretor Executivo da ABM. Para ele, o município vem reforçar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos governos locais brasileiros na implementação da Agenda 2030. “É um momento importante, pois tratasse de uma cidade importante com um histórico relevante de ações pela sustentabilidade”, ponderou.
Gilmar Dominici, vice-presidente de Relações instituições da ABM, destacou a importância da filiação da Prefeitura. “Vem reforçar a luta da entidade pelo fortalecimento dos municípios. É um trabalho constante que exige a presença ativa de prefeitos e prefeitas, como demonstrou Cametá”.
O GCoM é a maior aliança global de cidades e municípios que lideram a luta contra as mudanças climáticas, com o apoio de redes municipais e outros atores-chave da ação climática subnacional. Possui mais de 10.700 cidades comprometidas em mais de 140 países ao redor do mundo, representando mais de 11% da população mundial.
Cametá está localizado no Nordeste do Estado do Pará. Sua população estimada em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 140.814 habitantes. É uma das cidades mais antigas do estado do Pará e do Brasil e desempenhou papel crucial na Cabanagem, quando chegou a ser capital da província. Seus inúmeros bens culturais materiais e imateriais lhe renderam o título de Patrimônio Histórico Nacional.