PL da Cessão Onerosa aprovado no Congresso Nacional

O PL 5.478/2019, conhecido como PL da Cessão Onerosa, foi aprovado pelo plenário do Senado na noite de terça-feira (15). O projeto agora segue para sanção presidencial.

Tal resultado é uma grande vitória da ABM, que vem lutando pelo rateio desde o início do processo. Em abril, o presidente da entidade e prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, esteve reunido com o senador Omar Aziz, relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos. “[A aprovação do PL] Vai significar um aporte financeiro importante para os municípios ainda em 2019”, afirmou Vanazzi à época.

Todos os 68 senadores presentes no plenário votaram a favor do texto, que garante a distribuição de parte do bônus de assinatura do próximo leilão do petróleo a estados e municípios: 30% do que a União arrecadar no leilão será destinado aos entes federados.

Os municípios receberão 15%, e o rateio entre as prefeituras seguirá os critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que considera parâmetros como a desigualdade regional e a renda per capita para beneficiar as populações com menor índice de desenvolvimento. “Esse dinheiro pode vir num momento em que os gestores municipais passam por sérias crises financeiras”, disse Vanazzi.

Leave a Reply