BRASÍLIA – Diante do cenário de mudanças climáticas no Brasil, os municípios de pequeno porte enfrentam o desafio de estruturar respostas locais eficazes, muitas vezes limitados por restrições técnicas ou orçamentárias. Reconhecendo a importância de fortalecer essa capacidade, no enfrentamento aos desafios climáticos, a Associação Brasileira de Municípios (ABM), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), apresenta o projeto “Rede Clima Municipal: Pequenas Cidades Planejando o Amanhã”.
A iniciativa busca apoiar as gestões locais no desenvolvimento e na execução de estratégias práticas de enfrentamento às mudanças climáticas, garantindo que mesmo as menores cidades possam implementar ações resilientes e sustentáveis em seus territórios.
O projeto vai selecionar grupos de municípios com até 50 mil habitantes para receberem consultoria técnica gratuita na elaboração de seus Planos Municipais de Adaptação Climática. O foco é prático: integrar a gestão de riscos de desastres e a saúde ambiental às políticas de saneamento básico, garantindo que essas cidades sobrevivam e se tornem cada vez mais resilientes frente aos eventos climáticos extremos.
Diferentemente das grandes capitais, que podem possuir secretarias estruturadas, alguns pequenos municípios brasileiros podem enfrentar dificuldades para lidar com as novas leis climáticas (como a Lei 14.904/2024). O projeto preenche essa lacuna, oferecendo diagnóstico de vulnerabilidades, apoio técnico e assessoria individualizada para que o planejamento saia do papel.
“Falar de meio ambiente é falar de infraestrutura, saúde pública e segurança econômica. Um plano bem estruturado evita que eventos extremos, como enchentes, destruam sistemas de saneamento, provoquem surtos de doenças e levem ao colapso econômico de pequenas cidades”, destaca Indyamara Massaro, coordenadora do projeto.
Inscrições e critérios de seleção
As inscrições seguem abertas até o dia 6 de fevereiro. Gestores municipais, consórcios intermunicipais e associações regionais podem submeter propostas para formar grupos de até oito cidades. Serão priorizados territórios em situação de maior vulnerabilidade socioambiental, com o objetivo de criar modelos de resiliência que possam ser replicados nacionalmente.
Serviço:
- O que: seleção de municípios para elaboração de Planos de Adaptação Climática.
- Quem pode participar: grupos de municípios com até 50 mil habitantes.
- Prazo: até 06 de fevereiro de 2026.
- Onde se inscrever: no site oficial da ABM
- Contato para imprensa: imprensa@abm.org.br






