O trabalho coordenado entre os diferentes atores que intervêm localmente no território e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que apoia os processos de melhoria das cidades, é fundamental para o desenvolvimento dos nossos municípios. Deste modo, a candidatura de Anacláudia Rossbach para a Diretoria Executiva da ONU-Habitat é um passo importante para a construção de cidades mais sustentáveis e inclusivas.
“Estamos a apoiar, com grande entusiasmo, a candidatura de Anacláudia Rossbach, indicada pela República Federativa do Brasil, para liderar o Programa das Nações Unidas, com quem teremos o prazer de colaborar para alavancar os objetivos dos municípios e promover o papel central dos governos locais nas agendas de desenvolvimento global”, afirmou o presidente da ABM e prefeito de São Leopoldo/RS, Ary Vanazzi.
Anacláudia Rossbach é uma economista com mais de 20 anos de experiência em políticas urbanas e de habitação social, consultora e ativista em prol de cidades mais equitativas. Atualmente, fomenta o intercâmbio de conhecimento e assistência técnica por meio de comunidades de práticas em políticas públicas. “Sua vasta experiência e conhecimento, juntamente com sua dedicação por municípios mais justos e sustentáveis, contribuirão para o Programa”.
Vanazzi também destacou que “a eleição da nova liderança é oportuna, dada a urgência de agir de forma pertinente e imediata diante aos crescentes desafios urbanos”. A ABM participa intensamente dos debates acerca dos ODS e da Nova Agenda Urbana, e une esforços para alcançar os fins propostos no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº11: tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.