Oficina do Desenvolvimento Sustentável chega ao Pará

Dias 21 e 22 de agosto, Belém receberá a 11ª oficina de capacitação da Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável, firmada entre a ABM e a União Europeia.

As oficinas vêm ocorrendo desde 2017 em diversas cidades brasileiras, sempre reunindo grupos de vinte ou mais municípios da região atendida. Ao todo, serão realizadas doze oficinas.

Segundo o coordenador-geral do projeto, Gilmar Dominici, as oficinas de capacitação têm contribuído decisivamente para que os municípios conheçam a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Nova Agenda Urbana, formulada no âmbito da ONU. “São espaços que nos possibilitam socializar essa agenda com os municípios, de forma que eles possam utilizá-la como ferramenta no seu planejamento e para responder aos seus principais desafios”, afirma Gilmar.

A Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável é uma das principais iniciativas na divulgação dos ODS junto aos municípios brasileiros. Já foram alcançadas 256 cidades, com mais de 500 gestores (as) capacitados. A meta é atingir 300 cidades e 600 gestores (as). O projeto conta ainda com o “Observatório de Políticas Públicas com foco nos ODS e Nova Agenda Urbana”, onde serão encontradas experiências de governos municipais relacionadas a essas agendas.

Em Belém, a oficina acontecerá na sede da Sudam (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia), e conta com o apoio da Secretaria de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Social do Governo do Pará e da Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep). Mais de 120 inscrições foram recebidas até agora pela organização do evento, representando mais de 40 cidades.

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://abm.org.br/ods/oficina-regional-belem-pa/.

Leave a Reply