ABM lança Observatório de Políticas Públicas

Na última terça-feira, 13 de agosto, a ABM lançou em Brasília o Observatório de Políticas Públicas. A iniciativa está vinculada à implantação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana, ambas formuladas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU).

O coordenador-geral da Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável, Gilmar Dominici, abriu o evento apresentando as ações do Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a Promoção da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana, parceria entre ABM e União Europeia. Também compuseram a mesa a adida de cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Pilar Blanco Rodrigues, e o adido de cooperação da Embaixada da França, Damien Gairin-Calvo.

Segundo Pilar, o Observatório será um importante instrumento de ampliação e disseminação da Agenda 2030. “Queremos contribuir para que os municípios brasileiros se apropriem dos princípios do desenvolvimento sustentável”, destacou. A ferramenta conta com financiamento da Embaixada Francesa.

Nova parceria
O evento também firmou a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a ABM e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). O CGEE esteve representado na cerimônia pelo seu presidente, Marcio de Miranda Santos, e pela assessora técnica Monique Pinheiro. “Alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) é um esforço que, pela sua complexidade, é coletivo”, afirmou Marcio. “Por isso, nossa postura é pró-cooperação”, completou.

O objetivo do acordo é desenvolver estudos e pesquisas sobre a integração entre as plataformas do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis do CGEE e o Observatório de Políticas Públicas. “Este foi um compromisso que assumimos com a União Europeia e que agora estamos ampliando. Queremos trabalhar este tema dos ODS junto aos municípios, para que eles tenham dados confiáveis. Esta plataforma servirá para isso”, disse Ary Vanazzi, presidente da ABM e prefeito de São Leopoldo (RS).

O Observatório
O Observatório de Políticas Públicas tem o objetivo de analisar e compreender a realidade dos municípios brasileiros buscando identificar experiências exitosas e soluções inovadoras no campo da gestão pública moderna, tendo como referência os desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e na Nova Agenda Urbana.

Funcionando como um repositório eletrônico de experiências e práticas de políticas públicas nos municípios, o Observatório será um centro de informação e pesquisa para compreensão das novas dinâmicas sociais e articulação dos conhecimentos gerados pelo poder público local. A ferramenta visa a contribuir para que melhor se conheçam a realidade e os desafios das cidades; divulgação de ações do poder público; promoção da intersetorialidade de políticas públicas; e fortalecimento das políticas públicas de intervenção territorial.

Leave a Reply