Em um marco histórico para a luta contra as mudanças climáticas no Brasil, o município de Jandaíra/RN lançou nesta segunda-feira (19) o seu primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. O evento, que contou com a presença da prefeita Marina Marinho e de Eduardo Tadeu, diretor executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), demonstra o compromisso da cidade com práticas sustentáveis e a busca por um futuro mais verde.
Esse trabalho é resultado do apoio da União Europeia no Brasil, por meio do Pacto Global de Prefeitas e Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM) e de uma mentoria organizada pela ABM, Instituto Alziras, FNP e ICLEI Brasil, junto com o apoio técnico do Instituto Nosso Clima.
“Nosso município agora tem um instrumento poderoso para melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer nosso compromisso com um futuro sustentável”, afirmou Marina Marinho, prefeita de Jandaíra e vice-presidente de Política para as Mulheres da ABM. “Este inventário nos permitirá implementar projetos inovadores e tomar decisões mais conscientes para o bem de todos os jandairenses”.
Para Eduardo Tadeu, diretor executivo da ABM, Jandaíra se torna um exemplo a ser seguido por outras cidades brasileiras. “A prefeita Marina é uma líder inspiradora e o povo de Jandaíra demonstra um grande engajamento com as questões ambientais. Este é um momento de grande orgulho para todos nós da ABM”, destacou.
Um futuro mais verde
O lançamento do inventário marca o início de uma nova era para Jandaíra, que passa a contar com um diagnóstico preciso de suas emissões e poderá desenvolver ações mais direcionadas para a redução dos gases de efeito estufa. A cidade se junta a um grupo crescente de municípios brasileiros que estão assumindo a liderança na luta contra as mudanças climáticas.