Helpdesk do IUC-LAC passa a funcionar na ABM

O Helpdesk do IUC-LAC (Programa Internacional de Cooperação Urbana – América Latina e Caribe), programa que impulsiona o Pacto Global de Prefeitos Pelo Clima e a Energia, passa a funcionar na ABM, e a atuar sob coordenação desta a partir de dezembro/2019.

Chama-se Helpdesk a estrutura de apoio às cidades envolvidas no IUC. Além do Pacto, o IUC impulsiona um acordo de cooperação entre cidades da América Latina e Europa, fomentando a conexão entre elas e o compartilhamento de soluções para problemas comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito da Nova Agenda Urbana e no combate às mudanças climáticas. O programa conta com financiamento da União Europeia.

O Helpdesk é o mecanismo através do qual o programa interage diária e diretamente com Prefeituras e outras instituições. A estrutura é composta por uma plataforma de conhecimento trilíngue e um secretariado físico, e oferece capacitações online e presenciais para cidades signatárias do Pacto. Ela também acumula a memória do projeto através de suas ações, contribuindo para sistematizar e disponibilizar informações e conhecimento.

O conteúdo é trazido ao Helpdesk pelas partes interessadas, principalmente pelos municípios envolvidos no programa. Assim, ele pode fornecer suporte administrativo e técnico para as cidades, coordenações nacionais e entidades parceiras e/ou interessadas no projeto. O Helpdesk atende a todas as cidades signatárias do Pacto Global de Prefeitos Pelo Clima e a Energia.

“Para a ABM, é muito importante essa proximidade com o IUC-LAC, porque a pauta do desenvolvimento sustentável e do aquecimento global é central para os municípios da América Latina, em especial, do Brasil”, afirma Ary Vanazzi, presidente da ABM e prefeito de São Leopoldo. “Na atual conjuntura, os municípios precisam assumir o protagonismo nessas pautas, e se posicionarem como lideranças contra a crise climática”.

Leave a Reply