No último dia 29 de março houve a assembleia eleitoral da ABM – Associação Brasileira de Municípios. O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, foi reeleito presidente, junto com outros/as prefeitos/as e vices para o biênio 2023-2025.
O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve presente na Assembleia, quando anunciou que o governo atenderia a solicitação da ABM e promulgaria uma Medida Provisória estendendo o prazo para a vigência da lei 8666/93, o que de fato ocorreu.
Além de eleger a nova diretoria, com prefeitos/as, vices e ex-prefeitos/as, de vários partidos e de quase todos os estados brasileiros, a assembleia também debateu a pauta e principais ações a serem desenvolvidas pela entidade nesse biênio.
A possibilidade aberta pelo Governo Federal para ampliar e aprofundar o diálogo federativo, principalmente com a adoção da proposta da ABM de criação do Conselho da Federação, foi saudada pelas pessoas presentes.
A forte presença e intenso debate na assembleia reforçaram a ABM e deixaram muito animo para a luta municipalista nos próximos anos.