A Associação Brasileira de Municípios (ABM) esteve presente na 10ª reunião ordinária do Conselho da Federação, realizada nesta terça-feira (10). O encontro, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Relações Institucionais, consórcios estaduais e entidades municipalistas, teve como objetivo principal debater a atuação do Conselho da Federação em 2024 e planejar no ano de 2025, debater e avançar em temas cruciais para o desenvolvimento dos municípios brasileiros.
Entre os pontos da pauta, destacam-se a aprovação da ata da 7ª reunião ordinária, a apresentação dos trabalhos realizados pelas Câmaras Técnicas (CTs) e a definição do calendário de atividades para o próximo ano. Além disso, os membros do Conselho discutiram a realização do Pleno do Conselho em 2025, um momento importante para a tomada de decisões estratégicas para o fortalecimento da federação brasileira. A ABM apresentou uma proposta para a Secretaria Técnica do Conselho, vinculada à governança interfederativa da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A proposta será debatida ao longo do próximo ano.
“A participação da ABM é fundamental para defender os interesses dos municípios e garantir que as políticas públicas sejam formuladas de forma a atender às necessidades da população”, afirmou o vice-presidente de Relações Institucionais da ABM, Gilmar Dominici. “As decisões tomadas aqui têm um impacto na governança federativa das políticas brasileiras, e por isso é preciso que os municípios estejam sempre presentes nesses debates”, completou.
A ABM continuará trabalhando em conjunto com os demais entes federativos para buscar soluções para os desafios enfrentados pela federação brasileira, e garantir que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e eficaz em prol da população.