A Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Associação Brasileira de Municípios (ABM), em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIGR), realizaram nesta quinta-feira (4) o Workshop Virtual “Municípios e Mudanças Climáticas: mobilidade humana e adaptação à mudança do clima“. O evento, realizado de forma virtual pela plataforma MS Teams, reuniu representantes de diversos municípios para discutir os desafios enfrentados pelas cidades no contexto das mudanças climáticas e a importância da gestão adequada da mobilidade humana.
Desafios e oportunidades para municípios brasileiros
A abertura do workshop contou com a participação da vice-prefeita de Recife e vice-presidenta de Relações Internacionais da ABM, Isabella Roldão; do diretor Executivo da ABM, Eduardo Tadeu; e da representante da OIM, Socorro Tabosa. As autoridades destacaram a importância da cooperação entre diferentes setores para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir a segurança e o bem-estar das populações urbanas.
Durante o evento, especialistas apresentaram diferentes perspectivas sobre o tema. Débora Castiglione, da OIM, ofereceu uma visão abrangente sobre a relação entre mudanças climáticas e mobilidade humana, destacando os principais desafios e oportunidades para os municípios brasileiros. Já Juliana Sobrinho dos Santos, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), abordou a elaboração de instrumentos municipais para a adaptação climática.
Fortalecendo a capacidade dos municípios
O workshop também abordou estratégias práticas para fortalecer a capacidade dos municípios na gestão da mobilidade humana em contextos de mudanças climáticas. Sandino Lamarca, assessor técnico da ABM, apresentou as atividades desenvolvidas ao longo de 18 meses para a elaboração de inventários de gases de efeito estufa (GEE) e Planos Locais de Ação Climática em um grupo de municípios de pequeno e médio porte.
Importância da participação municipal
“As cidades são cada vez mais impactadas por desastres de maior intensidade e frequência. Gestoras e gestores locais precisam estar atentos a essa realidade e compreender os impactos desses desastres na população urbana. A grande participação de representantes dos municípios em eventos como este demonstra o compromisso da gestão com a adaptação às mudanças climáticas e com a boa governança da mobilidade humana, conclui o coordenador de Relações Institucionais da ABM, Rodrigo Führ.