Atividade acontece em novembro e vai reunir gestores municipais e ampla representação do Governo Federal. Objetivo é incentivar a troca de experiências e ampliar os conhecimentos nas mais diversas áreas da gestão pública
A fim de reunir prefeitos, prefeitas e gestores públicos das cinco regiões do Brasil, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) realizará, nos dias 7 a 9 de novembro de 2023, o IV Encontro Nacional de Municípios, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Com presença confirmada do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o evento é gratuito para todos os participantes e objetiva reunir lideranças dos municípios de todo o país para discutir, junto a representantes do Governo Federal, assuntos de interesse coletivo e propor soluções para as principais demandas municipais. Haverá, também, estações de atendimento dos Ministérios, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer as iniciativas e programas governamentais.
A programação foi construída para oferecer três dias de múltiplas experiências com o foco na construção de uma melhor gestão para as prefeituras brasileiras. O público terá acesso a apresentações de temas relevantes para a gestão pública, além participar de espaços para networking e troca de experiências, com o objetivo de incentivar a formação de parcerias sólidas e o compartilhamento de melhores práticas.
Participação do Governo Federal
Uma das novidades desta edição será a forte presença do Governo Federal. Diversos ministérios estarão com mesas de atendimento para apresentar programas e ações, além de sanar dúvidas de forma mais personalizada a fim de otimizar o contato com prefeitos e prefeitas e suas equipes. Ademais, o encontro será fundamental para o fortalecimento da articulação política-institucional entre os participantes.
O presidente da ABM, prefeito Ary Vanazzi (de São Leopoldo/RS), revelou que a Associação organiza um grande encontro para os prefeitos e prefeitas: “Vai ser uma incrível oportunidade de troca com o novo Governo Federal para podermos dialogar com os ministros que estarão presentes, além do próprio presidente Lula, que estará no final do nosso encontro. Portanto, você que tem projetos a serem encaminhados e que quer conhecer as políticas do Governo Federal participe do nosso encontro. Será um grande momento municipalista, fortalecendo as nossas ações, enquanto municípios. E, para iniciar o último ano do nosso mandato, é fundamental que a gente esteja bem articulados e que busquemos recursos para cuidar bem da nossa população.”
Assim como Vanazzi, a vice-presidenta da ABM, prefeita Moema Gramacho (de Lauro de Freitas/BA), também defendeu a presença dos chefes dos executivos municipais no IV Encontro Nacional: “No evento, teremos equipes dos ministérios para atender vocês e tirar dúvidas, assim como aconteceu na Caravana Federativa, realizada na Bahia. É importante que durante nosso evento a gente discuta as ações para o nosso último ano de governo, que será em 2024. Portanto, sugiro a todos e todas que participem. Vocês têm um compromisso com o seu município, que é participar do IV Encontro Nacional da ABM. Será muito importante.”
Já o secretário especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), André Ceciliano, informou que assuntos importantes para os municipalistas como “as compensações pela queda de receita e o novo momento do Governo Federal com a retomada das obras do PAC” serão tratados durante a atividade.
Programação
A programação preliminar prevê para o primeiro dia, 7 de novembro, a abertura com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Haverá, também, os painéis “Por um Brasil Sustentável” com o convite às presença ministras Marina Silva, Meio Ambiente, e Sônia Guajajara, Povos Indígenas, e “Municípios e o Novo PAC” com os ministros Rui Costa, Casa Civil, e Jader Barbalho Filho, Cidades.
Já no segundo dia, o público pode esperar uma programação mais extensa com os painéis: “Igualdade Racial e de Gênero nos Municípios” com as ministras Anielle Franco, Igualdade Racial, e Cida Gonçalves, Mulheres; “Transição Energética e Financiamento” com o ministro Alexandre Silveira, Minas e Energia; “Aprimoramento da Atenção Primária à Saúde” com a ministra Nísia Trindade, Saúde; “Agricultura Familiar nos Municípios” com o ministro Paulo Teixeira, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e “Eleições, Fake News e Democracia” com o ministro Flávio Dino, Justiça e Segurança Pública.
Para o terceiro e último dia estão programados os painéis “Redução das Desigualdades e Inclusão Produtiva” com o ministro Wellington Dias, Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; “Financiamento da Educação” com o ministro Camilo Santana, Educação; e, por fim, “Reforma Tributária”, com o Ministro Fernando Haddad, Fazenda. Na sequência, para o encerramento, foi convidado o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da ABM, Ary Vanazzi.
Também serão apresentados casos de sucesso em municípios brasileiros, de forma que possam ser replicados em outras localidades. Além disso, durante os três dias de atividade, haverá espaços para networking e consultas às mesas de atendimento dos ministérios para conhecer os projetos federais de diversas áreas.
As inscrições são gratuitas e limitadas. Por isso, é importante garantir a participação o quanto antes. Junte-se a nós nesta jornada rumo ao crescimento e ao bem-estar das comunidades locais.
As pessoas interessadas podem se inscrever no site > www.encontrodemunicipios.com.br <
SERVIÇO
- IV Encontro Nacional de Municípios: Cúpula de Lideranças por um Brasil Sustentável
- Data: De 7 a 9 de novembro de 2023
- Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Eixo Monumental de Brasília, no Setor de Divulgação Cultural, em Brasília/DF
- Inscrições: clique aqui.
- Entrada franca