Presidente da ABM conhece sistema de mobilidade urbana de Paris

               O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, participou na última segunda-feira (30), de uma reunião com os diretores do Sindicato dos Transportes da Ilê de France (STIF), uma das regiões administrativas da França, correspondente à grande Paris. O órgão é a autoridade que controla a rede transportes públicos e coordena as diferentes empresas que operam na região. A reunião foi realizada em Paris e contou com a presença dos membros da diretoria Cyril Aillaud e Jean Christophe Monnet; de Gilberto Perre, secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); e Paula Ravanelli, Assessora Especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República.

 O STIF foi criado em 1959, e torna-se, a partir de 2005, um estabelecimento público, coordeando a RATP, a SNCF Ile-de-France e os 90 operadores de transportes afiliados (OPTILE). Ele tem uma verdadeira autonomia e não depende do governo francês.

               De acordo com Eduardo, o sistema público de transporte da Ilê de Frande é bastante avançado e exitoso. “Eles implantaram um sistema de integração entre variados tipos de transporte – ônibus, trens, VLT e metrôs – e com isso estão conseguindo diminuir o número de carros nas ruas de Paris.  Ainda segundo o presidente, a experiência pode ser abordada em debates sobre mobilidade urbana no Brasil. “Esse tem sido um dos maiores desafios das cidades brasileiras. A experiência de Paris pode ser um caminho para chegarmos a uma maior eficiência dos transportes públicos, fazendo com a população sinta-se motivada a usar menos os carros e, com isso, amenizar os congestionamentos. Vamos levar esse exemplo para os debates envolvendo o municipalismo”, afirma.

Clique aqui e acesse o site do STIF – www.stif.info

Leave a Reply