Nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis será lançada em Brasília nesta quinta-feira

logo_cidades_sustentaveis

A nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, atualizada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, será lançada também em Brasília no próximo dia 14. A iniciativa é da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

No evento serão apresentados dois produtos da nova plataforma: a versão atualizada do Guia GPS – Gestão Pública Sustentável e o novo vídeo institucional do programa. O novo Guia GPS incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – aprovados no último mês de setembro pela Assembleia Geral da ONU –, que reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

O Guia apresenta ainda a importância dos indicadores e o estabelecimento de metas para a administração municipal, assim como para a transparência e o controle social das políticas públicas. Fonte de informação para planejamento, gestão e tomada de decisões na administração pública, a publicação visa ainda contribuir para a capacitação de gestores públicos municipais e organizações da sociedade civil em diversas cidades brasileiras, para implementarem indicadores e planos de metas que contemplem o desenvolvimento sustentável.

O conteúdo do Guia GPS, a Plataforma Digital de Indicadores e o Banco de Boas Práticas estarão à disposição de todas as candidaturas às prefeituras municipais que quiserem incorporar o Programa Cidades Sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas futuras gestões.

Na oportunidade, será lançado também o novo vídeo do Programa Cidades Sustentáveis, seguido de diálogo com gestores públicos sobre a experiência da gestão após a adesão ao programa.

Estão confirmadas as presenças de Oded Grajew (coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis), Maurício Broinizi (coordenador executivo do Programa Cidades Sustentáveis), de representantes da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e de Ieva Lazareviciute, oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, no lançamento do guia GPS, em São Paulo.
Presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, no lançamento do guia GPS, em São Paulo.

O preisdente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, participou do lançamento do Guia GPS em São Paulo e destacou a importância do envolvimento dos municípios no programa. “Os municípios são fundamentais para a vitalização dos ODS pois grande parte das políticas públicas se consolidam a partir da atuação dos governos locais. A ABM está empenhada no fomento desses valores entre as Prefeituras”, afirmou.

Serviço: 

Lançamento da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis em Brasília

14 de abril (quinta-feira), das 9h30 às 12h30, no auditório da ABM – SAUS Quadra 05 – Bloco F – Edifício da Associação Brasileira de Municípios.

Informações para a imprensa:

Luanda Nera
Coordenadora de Comunicação
(11) 99320-3726

Leave a Reply