Governo Federal atende reivindicação da ABM e anuncia manutenção do Mais Médicos

IMG_3312
Eduardo Tadeu Pereira, preisdente da ABM, durante debate promovido pela entidade sobre o Mais Médicos.

A Associação Brasileira de Municípios (ABM) foi convidada para participar da Cerimônia de Anúncio da prorrogação de permanência de médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros do Programa Mais Médicos, que acontecerá  dia 29 de abril, às 10 horas, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. O anúncio da manutenção dos contratos com os profissionais do programa foi realizado após a ABM protocolar ofício à presidenta Dilma, reivindicando essa posição do Governo Federal.

No documento, a entidade cobrou a continuidade do programa e manutenção da parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O convênio com a OPAS foi firmado peloMinistério da Saúde em agosto de 2013, com vigência de três anos, vencendo, portanto, em agosto de 2016. Ele permitiu a participação de médicos cubanos no programa, que representam cerca de 60% dos profissionais.

No ofício, o presidente da entidade, Eduardo Tadeu Pereira, relatou a preocupação dos prefeitos em relação à manutenção dos médicos que já atuam no programa. “Os profissionais atuantes nos municípios nesse período criaram um valioso vínculo com a população e as gestões locais – sendo essa uma premissa do Programa de Saúde da Família – e, como consequencia, passaram a conhecer as diversidades do Brasil, e especificamente, os males mais recorrentes que afetam a população por eles atendidas”, expôs.

Confira aqui o ofício na íntegra.

Leave a Reply