A Associação Brasileira de Municípios está promovendo Encontros Regionais de Gestores de Cultura em todas as regiões do país. No dia 10 de setembro, a entidade realizará a edição Sudeste, no Rio de Janeiro, em parceria com a AEMERJ (Associação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro). O objetivo do evento é fortalecer o movimento de gestores municipais de cultura e contribuir com as Prefeituras no processo de implantação dos Sistemas e Planos Municipais de Cultura. As inscrições são gratuitas.
O Plano Nacional de Cultura exige grande protagonismo dos municípios para sua consolidação, sobretudo, no que fiz respeito à estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura (SMC). Porém, muitas Prefeituras encontram dificuldades em implantar seus sistemas e elaborar planos, devido a escassez de recursos e também de técnicos capacitados. “A maioria das Prefeituras brasileiras não possui em sua estrutura organizacional uma secretaria de cultura, o que as faz atuar com capacidade de recursos humanos e financeiros reduzida. Através dos encontros regionais pretendemos oferecer suporte para que os gestores de cultura, mesmo com essas limitações , tenham acesso aos caminhos para implantação dos SMC, além de formular conjuntamente nossas propostas para o aprimoramento da gestão e financiamento das políticas culturais”, expõe Eduardo Tadeu Pereira, Presidente da ABM.
De acordo com o secretário de cultura de Jundiaí/SP, membro da coordenação dos encontros, Tércio Marinho, a ABM tem cumprido um papel estratégico e fundamental no fortalecimento e no crescimento das políticas de cultura dos municípios. “Minha expectativa é grande e positiva, a partir dessa iniciativa passamos a dialogar nacionalmente e podemos aprimorar as políticas municipais. Sinto-me honrado com o convite para participar deste evento”, finalizou o secretário, que compõe a coordenação dos encontros e está percorrendo as regiões junto à ABM.
Para o secretário de cultura e presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, que está trabalhando na articulação dos gestores, o Encontro Regional é muito importante, pois nunca houve um encontro dessas proporções na região Sul. Ele ainda destaca a possibilidade que os gestores terão de acompanhar o planejamento das políticas municipais de perto, oportunidade única em um momento de crescimento da cultura nos municípios. “É um grande momento de troca, teremos muitos convidados para aprender, ensinar e trocar experiências, oportunidade única para que possam acompanhar uma melhoria qualitativa dos setores municipais”, finalizou.
PROGRAMAÇÃO