O secretário executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Gilmar Dominici, representou a entidade nessa terça-feira (26) do lançamento do Atlas Esgoto: Despoluição de Bacias Hidrográficas, em Brasília.
O levantamento de dados para o livro foi coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em conjunto com a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, com a colaboração de instituições federais, estaduais e municipais.
Segundo o secretário Gilmar trata-se de uma ferramenta importante para a atualização dos dados. “Porém é necessário que o governo federal disponibilize o apoio técnico e recursos necessários para que os pequenos municípios possam implantar em seus sistemas de tratamento de esgoto”, alerta.
O documento fez um mapeamento dos 5.570 municípios do país e revela uma situação preocupante, na qual menos da metade dos brasileiros tem solução de esgotamento sanitário. Apenas 39% dos dejetos produzidos são coletados e tratados. Este número está longe dos 60% determinados pela legislação específica do setor.
Acesse o documento completo aqui