O diretor-executivo da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, participou nesta terça-feira (03) do Workshop Nacional: Como financiar as ações climáticas dos governos locais – Urban LEDS II. Realizado em Brasília, o evento reuniu representantes dos governos federal e municipal de diversos estados, bem como de empresas públicas.
Eduardo Tadeu apresentou o projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável, voltado para cidades médias, como prática bem sucedida que visa “chamar a atenção do governo nacional para o fato de que sem o envolvimento dos municípios não há desenvolvimento efetivo, e dos municípios para que incluam as premissas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em sua gestão”.
Realizado pelo ICLEI, o evento teve por objetivo construir, conjuntamente com todos os stakeholders, alternativas viáveis para o financiamento de planos e projetos de mitigação e adaptação à mudança do clima nas cidades. Gestores municipais apresentaram suas prioridades e desafios na área e puderam trocar experiências e contatos com agências financiadoras.
O ICLEI é a principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável, cuja rede global conecta mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de 100 países. Movido pela causa de mobilizar os governos locais para construir cidades mais sustentáveis, o ICLEI oferece apoio para que desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade. Orienta-se pela premissa básica de que iniciativas elaboradas e dirigidas localmente podem fornecer uma maneira eficaz e economicamente eficiente para alcançar objetivos locais, nacionais e globais.
O projeto Urban-LEDS II, financiado pela Comissão Europeia e implementado pela ONU-Habitat e ICLEI, visa criar alternativas para o enfrentamento da mudança do clima por meio da promoção de Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono (Urban LEDS).
O projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável também conta com uma parceria com o ICLEI. O objetivo do Projeto é auxiliar 200 pequenos e médios municípios brasileiros na implementação dos Objetivos pelo Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da realização de oficinas com gestores municipais. As oficinas irão oferecer o apoio técnico necessário para a implementação de planos de desenvolvimento sustentável, tendo como base a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana (NAU). O projeto é uma parceria entre a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Instituto Pólis, com financiamento da União Europeia e parceria do ICLEI e Programa Cidades Sustentáveis.