ABM assina intenção pela Emergência Climática e carta sobre vazamento de óleo 

O prefeito de São Leopoldo e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ary Vanazzi, participou na manhã da quinta-feira 7 de novembro, no Recife (PE), da Conferência Brasileira de Mudança do Clima.  A cidade de São Leopoldo faz parte do ICLEI – Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade, promotora do evento.

O painel foi mediado pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio, representante para a América do Sul do ICLEI, e contou também com os prefeitos de Maceió (AL), Rui Palmeira, e de Fortaleza (CE), Roberto Cláudio, além do presidente da ABM.

Vanazzi falou sobre a importância dos investimentos para a implementação de projetos ambientais. “Toda a política que nós tínhamos de financiamentos não existe mais. Isso reduziu enormemente a capacidade dos municípios de investirem na recuperação, no saneamento, na drenagem urbana, na política de educação ambiental, por exemplo. Não há política ambiental sem investimentos, e acho que hoje temos que avançar para retomar a política do governo federal nessa área”, enfatizou.

Carta Aberta
Ao final do painel, os prefeitos também assinaram a Carta dos Prefeitos sobre o vazamento de óleo, posicionando-se sobre o desastre ambiental que afetou o litoral nordestino. Na carta, os prefeitos externaram sua preocupação com os efeitos e incertezas sobre o vazamento de óleo, e cobraram posicionamento do Governo Federal sobre o desastre ambiental e social que vem atingindo a costa do nordeste. A carta aponta a necessidade de o Governo Federal apoiar a cadeia produtiva da pesca, estudar cientificamente as consequências ambientais e sociais da crise e as causas para que se chegue a uma solução definitiva.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Leopoldo e Coordenadoria de Imprensa da Prefeitura do Recife.
Foto: Andréa Rêgo Barros

Leave a Reply