O Governo Federal retomou o programa Mais Médicos, e os gestores precisam fazer a adesão e/ou renovação das 6.252 vagas disponíveis até a próxima terça-feira (25). O processo é todo on-line, pela plataforma do e-Gestor. (colocar hiperlink).
“Peço a todos que fiquem atentos aos prazos, ao calendário divulgado, para que possam participar da retomada do programa Mais Médicos”, alertou o secretário adjunto de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, ao afirmar que breve haverá um segundo edital, de ampliação das vagas e adesão de novos municípios.
O relançamento do projeto é uma conquista dos municípios brasileiros e da ABM, que lutou por sua retomada, e ampliará o acesso ao atendimento médico, principalmente em regiões afastadas e menos favorecidas. Outras 10 mil serão abertas no segundo semestre
“Em 2022, com o menor número de médicos desde a sua criação, aproximadamente quatro mil equipes de saúde atuavam em regiões vulneráveis sem médicos”, lamentou Felipe Proenço, ao lembrar que o programa já foi responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios.