De 1 a 3 de agosto a Associação Brasileira de Municípios (ABM) participou do I Encontro ICLEI Amazônia – Governos Locais na Atuação por Justiça Climática e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizado em Barcarena-PA. O evento teve como objetivo potencializar ações locais com foco em criar oportunidades de demonstração do compromisso, por parte dos governos locais participantes, de seus patrocinadores e promotores, com o desenvolvimento sustentável.
ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 130 países, o ICLEI influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular. A Rede e sua equipe de especialistas trabalham juntos aos seus associados, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana. Na América do Sul conecta com mais de 100 governos associados em sete países.
Valentina Falkenstein, Coordenadora do Help Desk do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia para as Américas, participou da mesa Governo Locais do Brasil como Agentes de Mudanças e Lideres na Ação climática na Região Amazônica, do Fórum de Cidades Pan-amazônicas (FCPA).
Eduardo Tadeu Pereira, Diretor Executivo da ABM, também presente ao evento, destacou a importância do evento em uma região estratégia para as políticas sustentáveis. Entre as várias atividades, lembrou das filiações de Belém e Barcarena ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. “O evento foi um marco na região na articulação e coordenação no combate ao aquecimento global”, concluiu.