Na última semana foi votado requerimento proposto pelo deputado federal Zeca Dirceu na Comissão Especial do Pacto Federativo que solicita que seja convidado o Presidente da Associação Brasileira dos Municípios – ABM, Eduardo Tadeu Pereira, para debater em audiência pública a proposta de um novo pacto federativo.
“É de extrema importância que o presidente Eduardo participe de uma discussão como essa. Ele é a pessoa que está próxima das principais necessidades individuais e coletivas e conhece sobre a situação dos municípios. Tenho certeza que a sua participação na comissão enriquecerá a discussão em busca de um resultado positivo”, disse o parlamentar.
O presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, elogiou a iniciativa e sensibilidade de Zeca em incluir a ABM, enquanto entidade municipalista, na discussão. “Hoje os municípios enfrentam muitas dificuldades devido a forma com que o pacto federativo se desenhou. É preciso aprimorar o pacto e isso só será possível com a participação das entidades municipalistas nos debates”, avalia.
O presidente ainda explica que desde a constituição de 1988, as Prefeituras vêm assumindo novas responsabilidades. “Muitos serviços de outros entes federativos recaem sobre as Prefeituras, porém sem o devido ressarcimento. É preciso rever essa pactuação”.
Em março, Eduardo participou de um debate sobre o tema no Programa Expressão Nacional da TV Câmara. Confira aqui
Zeca Dirceu sócio emérito
O deputado Zeca Dirceu recebeu em 2014 o título de sócio emérito da ABM, que reconhece ex-prefeitos, deputados, senadores, entre outras figuras, pela dedicação e contribuição às lutas municipalistas ao longo da trajetória política. Durante a cerimônia de entrega, o presidente da ABM destacou o merecimento de Zeca Dirceu em receber o título. “O Zeca Dirceu demonstrou ser um prefeito dinâmico e articulador em Cruzeiro do Oeste. Como deputado, ele potencializou essa atuação e desempenha um papel fundamental de apoio aos municípios. Por isso é uma honra tê-lo entre os nossos Sócios Eméritos”.