A Associação Brasileira de Municípios (ABM) tem participação de destaque na 2ª Plenária da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), iniciada na segunda-feira (18), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/DF). A ABM é uma das duas entidades que representam os municípios na Comissão e tem atuado de forma proativa no CNODS, participando de debates sobre a localização dos ODS, a integração da Agenda 2030 com os planos municipais e a mobilização de prefeitas, prefeitos e gestores/as locais.
Reconhecimento pelo trabalho
Durante a cerimônia de abertura da Plenária, a ABM foi homenageada pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério das Cidades pelo seu papel de liderança no Grupo de Trabalho (GT) de Cidades. A entidade também foi reconhecida pelo apoio técnico prestado na elaboração do II Relatório Voluntário Nacional brasileiro, fornecendo dados e boas práticas de municípios brasileiros para o documento.
Compromisso com a Agenda 2030
A ABM está firmemente comprometida com a implementação da Agenda 2030 nos municípios brasileiros. A entidade reconhece que os ODS são especialmente importantes para cidades pequenas e médias, pois oferecem um instrumento valioso para aprimorar a gestão municipal e promover o desenvolvimento sustentável local.
Carta aberta aos candidatos
Em conjunto com o Ministério das Cidades, Secretaria-Geral da Presidência da República, Instituto Cidades Sustentáveis, Rede ODS e FNP, a ABM lançará uma carta aberta aos candidatos às eleições municipais de 2024. A carta destacará a importância dos ODS para o desenvolvimento das cidades e convidará os candidatos a se comprometerem com a implementação da Agenda 2030 em seus planos de governo.