2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis acontece em setembro em São Paulo

A 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis e o 3º Encontro Global da Plataforma Global Cidades Sustentáveis acontecem em São Paulo, entre os dias 16 e 20 de setembro. Com o tema “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, a programação prevê eventos paralelos e sessões temáticas sobre políticas públicas e planejamento urbano.

Ao longo dos quatro dias, especialistas, representantes de agências da ONU, representantes do poder público, organizações internacionais e da sociedade civil, líderes empresariais e do setor privado, se reunirão, em uma série de encontros e atividades, para debater a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. Os assuntos abordados estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e aos 12 Eixos da Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS).

Durante a conferência, o PCS e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), parceiros co-executores do Projeto CITinova, lançarão a primeira versão da Plataforma do Conhecimento e do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis. Com tecnologias, tipologias e soluções inovadoras locais e internacionais, esse ambiente web irá capacitar, apoiar e incentivar gestores públicos a tornarem as cidades mais justas e sustentáveis.

Na ocasião, também serão anunciados os vencedores da terceira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, contemplando administrações municipais de todo o Brasil que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis em três categorias: desigualdade econômica (foco em gênero e raça); acesso a serviços (saúde, educação e infraestrutura); e acessibilidade. O Prêmio é realizado pelo PCS e pela Oxfam Brasil, com apoio do CITinova, Instituto Arapyau e Fundação Ford, e tem como parceiros a ABM e a Frente Nacional de Prefeitos.

A expectativa dos organizadores é receber um público de 800 participantes, com representantes das 28 cidades e 11 países apoiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility – GEF). Para inscrever-se gratuitamente na conferência, acesse o site: https://www.cidadessustentaveis.org.br/conferencia2019/. Para esclarecer eventuais dúvidas, por favor, entre em contato com Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, pelo email zuleica@cidadessustentaveis.org.br, ou pelo telefone (11) 99457.6085.

O evento é uma promoção do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, (GPSC, na sigla em inglês) e da Prefeitura de São Paulo; e conta com a parceria da Associação Brasileira de Municípios (ABM), projeto CITinova – Planejamento Urbanos e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), Instituto Arapyau, Instituto Cidades Sustentáveis e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Leave a Reply