O economista José de Ribamar Serejo é um profissional com larga experiência na gestão do gasto e controle da energia elétrica nos setores público e privado. Ele será o responsável em conduzir o Treinamento Análise de Contas de Energia Elétrica, que irá acontecer nos dias 5,6 e 7 de julho. A atividade é uma parceira da Associação Brasileira de Municípios (ABM) com a JS Solution e o Instituto Habib Mahbub de Desenvolvimento (IHMD).
O Treinamento objetiva apresentar formas de análise dos componentes das Faturas de Energia Elétrica, em conformidade com a Resolução Normativa nº 1000/2021-ANEEL, com a finalidade de estipular as ações administrativas, que visam a redução dos custos da energia, com a readequação da forma de contratação.
Atividade está estruturada para ser realizado em dois Módulos. O primeiro terá a Exposição Sistemática da Resolução Normativa 1000/2021-ANEEL, com carga horária de 16 horas/aulas. O segundo será uma Oficina de Análise das Faturas de Energia Elétrica a Luz da Resolução Normativa 1000/2021-ANEEL, dos últimos 4 meses. Carga Horária: 08 horas/aulas.
Investimento
Para participar do treinamento o investimento será de R$ 1.850,00 (um mil oitocentos e cinquenta reais). Inclui: Material de Apoio, Apostila do treinamento, Software planilhas padronizadas para estudo de casos de análise financeira da viabilidade da redução de custos, entre as diversas modalidades tarifarias em conformidade com a Resolução Normativa No. 1000/2021-Aneel, planilhas para a demonstração da efetiva redução de custos com energia elétrica, especificando o case antes e depois da AÇÃO de redução, Modelos de Ofícios a serem enviados a Concessionaria para aditivos contratuais…etc., (em meio magnético). Será emitido Certificado de Conclusão.
Inscrições
As inscrições são feitas pelo site: www.ihmd.org
Dúvidas e informações adicionais pelo telefone (98) 9.8120.5190 e ou WhatsApp: (98) 9.91235261.
Abaixo a entrevista com José de Ribamar Serejo abordando questões que serão trabalhadas no Treinamento das Contas de Energia Elétrica.
ABM – Qual a importância da gestão da despesa com energia elétrica para o setor público?
JRS – Sendo a energia elétrica um insumo hoje indispensável em qualquer atividade econômica, seja ela comercial, industrial, residencial ou pública, e os crescentes aumentos nas tarifas, a solução adotada para minimizar o conflito “Consumo Crescente x Escassez de Geração” é adotar medidas de redução de custos.
Como o treinamento vai auxiliar o gestor público no controle do gasto com energia elétrica?
A análise das contas de energia elétrica é de fundamental importância a qualquer setor, seja ele público ou privado e fazer a gestão do uso racional da energia elétrica nos prédios públicos é de suma importância no tratamento desta despesa.
ABM – Como o treinamento vai auxiliar o gestor público no controle do gasto com energia elétrica?
JRS – A análise das contas de energia elétrica é de fundamental importância a qualquer setor, seja ele público ou privado e fazer a gestão do uso racional da energia elétrica nos prédios públicos é de suma importância no tratamento desta despesa.
ABM – O que destacaria de importante no treinamento a ser realizado nos dias 5,6 e 7 de julho?
JRS – A exposição da Resolução Normativa nº 1.000/2021-ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica ) e a aplicação da mesma na redução de custos com energia elétrica ao setor público.
O Estudo da Viabilidade Financeira Econômica de como contratar a energia elétrica com as tarifas mais econômicas por prédios públicos, através de software que serão fornecidos.
A Demonstração da Redução de Custos, através de Softwares que serão fornecidos, para a comprovação da efetiva economia mensal na conta de energia elétrica da Unidade Consumidora (prédio).
E, também importante, a Oficina de Análise das Contas de energia elétrica a fim de verificar se estão em conformidade com a Resolução Normativa 1.000/2021-ANEEL.
Por fim, a análise dos dados da medição da energia elétrica em conformidade com a Norma Técnica vigente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).