Na última quarta-feira (26), representantes da Embaixada da República Dominicana se reuniram na sede da Associação Brasileira de Municípios, em Brasília, para discutir elementos em comum entre as entidades a fim de firmar parcerias em benefício dos municípios brasileiros.
Na ocasião estiveram presentes o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, o Ministro Conselheiro, Marino Castillo Lacay, e o Conselheiro, José Loreto Julián. Uma das propostas apresentadas pelos representantes da República Dominicana é a integração entre a ABM e a FEDOMU (Federação Dominicana de Municípios), com o propósito de capacitar gestores municipais através de intercâmbios e monitoramento de políticas públicas para o fortalecimento dos governos locais.
A Diplomacia Urbana também entrou na pauta de discussões, e segundo Julián, seria um salto para a melhoria dentro e fora dos municípios e refletiria no modo de gestão e execução de projetos municipais. “Gestores municipais merecem estruturas específicas para melhores condições de trabalho”, destacou o Conselheiro.
Para Marino Castillo, a ideia dos Encontros Regionais de Municípios é importante para o conhecimento e avaliação das adversidades que gestores municipais enfrentam, a fim de chamar a atenção do governo federal para os problemas que mais afetam os municípios. “Achamos interessante a ideia dos Encontros por todo o Brasil, quero parabenizar o Eduardo pela iniciativa e dizer que a República Dominicana tem interesse em firmar parceria para oferecer cursos de Espanhol e capacitação aos prefeitos e gestores municipais”, finalizou o Ministro.
O presidente da entidade, Eduardo Tadeu Pereira, afirmou que a ABM tem feito o melhor para que os problemas municipais sejam evidenciados. “É fundamental que as entidades municipalistas sejam consultadas e participem das discussões que interferem no crescimento dos municípios, e essa parceria com a República Dominicana será benéfico para os municípios dos dois países”, finalizou o presidente.