O presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, participou da posse da presidenta Dilma no dia 1 de janeiro, em Brasília, e no dia seguinte prestigiou a posse de novos Ministros. Ele declarou ter boas expectativas em relação a nomeação de Pepe Vargas como ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, pasta responsável pela interlocução do Governo Federal com os municípios.
Eleito Deputado Federal, Pepe Vargas (PT/RS) assumiu a vaga até então ocupada por Ricardo Berzoini, que foi para o Ministério das Comunicações. Para o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, a entidade manterá a busca por diálogo constante com a SRI. “Durante a gestão de Berzoini tivemos um amplo acesso ao Governo Federal para apresentar a pauta municipalista e as demandas dos prefeitos e prefeitas. Vamos trabalhar para manter essa dinâmica com a nova gestão”, diz.
Eduardo ainda considera que Pepe tem o perfil adequado para a nova função. “Ele foi prefeito de Caxias do Sul durante oito anos e, portanto, tem uma grande noção da realidade dos gestores municipais. Enquanto ministro de Desenvolvimento Agrário demonstrou grande sensibilidade em relação aos municípios, principalmente os menores. Prova disso foi o programa de entrega de máquinas às Prefeituras de cidades com menos de 50 mil habitantes”, avalia.
O presidente da ABM ainda espera que o municipalismo conquiste mais avanços no segundo mandato da presidenta Dilma e extende as expectativas ao Congresso. “Vamos cobrar que o pacto federativo seja aprimorado e aprofundado e que o Congresso também siga essa dinâmica. A ABM quer quer os municípios sejam consultados antes da votação e elaboração de pautas de seu interesse”.
Em sua posse, Vargas expôs a disposição de fortalecer as relações com o Congresso Nacional e com estados e municípios. Ele também defendeu a participação social na definição das políticas públicas em todos os níveis de governo. “Não podemos conceber os cidadãos só no dia do voto” disse.
Dentre as principais missões do novo titular da pasta está a criação de consenso para implementar a reforma política – uma das promessas da presidenta Dilma Rousseff para este mandato.
O novo ministro que já foi prefeito duas vezes de Caxias do Sul (RS) também elencou como prioridade de seu trabalho na SRI o aprimoramento do diálogo com os demais entes da Federação. “Essa é uma missão não só da Secretaria de Relações Institucionais, mas de cada órgão do governo brasileiro que se relaciona com as prefeituras e com os estados”, afirmou.
Ele reconheceu os avanços do diálogo federativo na última década e citou o Comitê de Articulação Federativa (CAF) como espaço para aperfeiçoar essa relação.
Trajetória
Gilberto José Spier Vargas nasceu em Nova Petrópolis em 29 de outubro de 1958. Formado em medicina pela Universidade de Caxias do Sul (RS), foi eleito vereador do município em 1988, deputado estadual pelo Rio Grande do Sul em 1994 e prefeito de Caxias do Sul em 1996, sendo reeleito em 2000.
Durante seu mandato, Caxias atingiu o melhor índice de qualidade de vida do estado, segundo o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), da Fundação Estadual de Economia e Estatística. Sua gestão também foi reconhecida pela Caixa Econômica Federal com o prêmio Melhores Práticas em Gestão Local e pela Fundação Abrinq com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança.
Eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul para dois mandatos (2006 e 2010), foi ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Dilma Rousseff entre 2012 e 2014.