O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financiou uma pesquisa em comunicação intitulada “Governauta, novas formas de governar em tempos de redes sociais”.
A pesquisa analisou perfis de prefeitos e prefeituras em redes sociais e avaliou a forma como os gestores usam esses canais para promover a participação social e estimular novas formas de governar, integrando os cidadãos. Mais de 60 municípios da América Latina participaram do estudo –20 brasileiros. Deste total, 97,6% possuem conta no facebook, 90,2% estão no youtube e 85,4% no twitter. Os brasileiros são os mais ativos no facebook.
Os dados levantados foram analisados qualitativa e quantitativamente e levou em conta 89 mil publicações. Foram constatadas informações como as políticas públicas mais comentadas, as palavras-chave mais utilizadas e a adaptação da linguagem aos diferentes canais digitais. A conclusão foi que cada vez mais os governantes promovem uma participação ativa das suas administrações nas redes sociais.
Porém, falta planejamento estratégico para atuação nesses meios. A maioria dos governos utilizam as redes sociais mais como um canal de difusão unilateral do que de interação com os cidadãos. Além disso, nem sempre colocam em discussão temáticas sugeridas pela comunidade e respondem com agilidade à duvidas comentadas em post e twits. No twitter, por exemplo, a pesquisa revelou que apenas um em cada 10 prefeitos responde aos cidadãos.
Cidades brasileiras pesquisadas:
Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Joinville, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luís, São Paulo, Vitória.
Fonte: Portal Federativo
Créditos imagem: Portal Federativo