A Associação Brasileira de Municípios (ABM) firmou uma parceria com o Observatório do Livro e da Leitura, a Fundação Palavra Mágica e a Árvore S/A, que permitirá às Prefeituras um salto importante no uso das novas e modernas tecnologias de educação.
Graças a esse convênio – assinado pelo presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, e por Galeno Amorim, representante da Fundação Palavra Mágica e a Árvore S/A, – cada município poderá ter quantas bibliotecas digitais forem necessárias para passar a emprestar, imediatamente, livros digitais para os usuários de bibliotecas. E tudo isso sem qualquer custo para a Prefeitura.
Os munícipes poderão acessar e ler os eBooks no computador, tablet ou smartphone de onde estiverem, a qualquer dia ou hora. O acervo básico e gratuito possui 1.000 eBooks que estão em domínio público (caso queira ampliar o acervo isso poderá ser feito diretamente pela Prefeitura).
“Investimentos em tecnologia costumam ser altos e, mesmo assim, em pouco tempo ficam defasados. Esse tipo de parceria faz com que os parceiros tecnológicos assumam os custos de manutenção e desenvolvimento”, explica Galeno.
Para o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, o convênio consiste em mais uma ferramenta de gestão que a ABM disponibiliza aos municípios. “A educação é fundamental para o desenvolvimento do país e das cidades. Viabilizar o acesso da população a livros é um importante caminho para proporcionar avanços nessa área e com essa parceria a ABM está democratizando essa prática”.
A biblioteca digital da sua cidade já está criada. Só é necessário que o responsável pela biblioteca na Educação ou na Cultura entre em contato com o Programa de Implantação de Bibliotecas Digitais, pelo e-mail bibliotecas@arvoredelivros.com.br e peça seu login e senha para aprovar e já começar a usar.