O estado de São Paulo já tem pelo menos 60 bibliotecas de acesso público prontas para começar a emprestar eBooks virtualmente, um serviço apontado por especialistas como solução para atrair os leitores mais jovens e estancar o esvaziamento que se verifica nos últimos anos. São Paulo lidera o ranking de bibliotecas digitais instaladas por estado. A chegada das bibliotecas digitais ao estado de São Paulo é o resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Municípios (ABM), Observatório do Livro e da Leitura, Fundação Palavra Mágica e a Árvore S/A.
A novidade chegou, este ano, ao Brasil e já está presente em 26 estados brasileiros. Em São Paulo, as primeiras foram instaladas em Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra, Casa Branca e Mirandópolis, no interior (veja a lista completa abaixo).
Os usuários podem pegar emprestados os livros digitais de qualquer lugar com internet e ler no computador, tablet, e-reader e até no celular, inclusive depois de desconectar (desde que o texto seja mantido na tela). Para se cadastrar, os interessados devem ir pessoalmente a qualquer uma dessas bibliotecas e já sai de lá apto a pegar emprestado até três eBooks simultâneos pelo prazo de 15 dias, podendo renovar uma vez.
Por enquanto, estão à disposição dos leitores 1.000 eBooks de autores nacionais e estrangeiros em domínio público, da Coleção de Clássicos da Árvore de Livros, a plataforma de empréstimo digital que está operando nessas cidades. Futuramente, as bibliotecas poderão ampliar seu catálogo e passar a oferecer outros 14 mil títulos, incluindo lançamentos atuais.
“Investimentos em tecnologia costumam ser altos e, mesmo assim, rapidamente ficam defasados”, afirma o diretor do Observatório do Livro e da Leitura, Galeno Amorim, ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Segundo ele, a iniciativa deve beneficiar principalmente as pequenas e médias cidades que, em geral, costumam ter dificuldades para aderir e implementar inovações tecnológicas justamente por causa dos custos.
Para o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, garantir maior acesso das populações aos livros “essa é mais uma forma de democratizarmos o acesso à leitura nos municípios e proporcionar avanços na educação ”.
O acordo prevê também a manutenção da plataforma e o treinamento virtual dos bibliotecários e técnicos das bibliotecas municipais e comunitárias. As prefeituras e bibliotecas interessadas em receber gratuitamente sua biblioteca digital podem entrar em contato pelo e-mail bibliotecas@arvoredelivros.com.br.
Relação dos municípios do Estado de São Paulo que já implantaram a biblioteca digital:
Anhumas
Araranguá
Araraquara
Ariranha
Barretos (2)
Barrinha
Bebedouro
Cabreúva
Caieiras
Cândido Mota
Carapicuíba
Casa Branca
Catanduva
Cravinhos
Diadema
Echaporã
Fernandópolis
Franca
Guaíra (2)
Guariba
Guarulhos
Hortolândia
Indiapora
Itapevi
Itápolis
Itatiba
Jau
Jundiaí
Lorena
Matão
Mirandópolis
Monte Alto
Pedreira
Pedrinhas Paulista
Peruíbe
Presidente Prudente
Ribeirão Corrente
Ribeirão Preto (3)
Rincão
Sales Oliveira
Santa Cruz Das Palmeiras
Santa Fé Do Sul
Santana De Parnaíba
São Joaquim da Barra
São Paulo (5)
São Sebastião
Serra Azul
Tabapuã
Taquatiringa
Tupã
Tupi Paulista
Várzea Paulista
Vista Alegre do Alto
Votorantim