Os apelos por ações urgentes que garantam o desenvolvimento urbano sustentável deram o tom da primeira reunião do Comitê Preparatório (PrepCom I) para a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos e Desenvolvimento Urbano Sustentável – a Habitat III, que acontecerá em 2016. A reunião aconteceu nos dias 17 e 18 deste mês em Nova Iorque.
O diretor-executivo da ONU-Habitat, Joan Clos, declarou que a 3° Conferência agregará desafios e oportunidades de desenvolvimento para todo o mundo, e que o futuro será decidido nas cidades.
O representante brasileiro na ONU, embaixador Guilherme Patriota, defendeu mais participação dos governos locais nos processos decisórios da Habitat III.
“Cidades e autoridades locais não podem ser tratados como meros agentes de execução das decisões tomadas pelos governos centrais. Eles têm um papel crucial no processo de formulação de políticas e representam um segmento de rápido crescimento das populações nacionais”, disse.
Representantes europeus também se posicionaram favoráveis à ampliação do protagonismo local na construção da nova agenda urbana mundial.
No Brasil, os governos locais têm participado ativamente desse debate por meio de um Grupo de Trabalho no Conselho das Cidades, articulado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O grupo tem a participação de diversos segmentos que trabalharam em conjunto para elaborar a resolução nacional. Acesse aresolução aqui