OPAS vai destacar as ações dos municípios no combate a Covid-19.

As ações das cidades brasileiras no enfrentamento da pandemia da Covid-19 serão destacadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Com o tema “Cidades em Ação para Respostas à Covid-19” a instituição irá analisar e selecionar as principais atividades colocadas em prática pelas autoridades locais. A iniciativa vai desenvolver estudos de caso no contexto da pandemia, considerando a capacidade de compartilhar conhecimentos e melhores práticas para otimizar as respostas e os planos de recuperação dos municípios.

A atividade é uma parceira da OPAS/OMS com o escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) e com o escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres e para a Educação e Treinamento (UNDRR GETI). A Associação Brasileira dos Municípios (ABM) apoia a iniciativa.

Critérios para a participação

> Iniciativa em escala, que tenha impacto e efetividade: impacto positivo para indivíduos e/ou comunidades, relevância estratégica como uma forma eficaz de responder à pandemia e atingir um objetivo específico relacionado com um ou mais ODS (em particular ODS1 Redução da Pobreza, ODS3 Saúde, ODS5 Igualdade de Gênero, ODS8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS17 Parceria para os Objetivos).

> Replicabilidade e adaptabilidade: tem potencial para replicação e é adaptável a objetivos semelhantes em diversas situações, conforme evidenciado por meio de implementação comprovada ou estudos de viabilidade. Fácil de implementar.

> Sustentabilidade ambiental, financeira e social, em consonância com os ODS: contribui para superar os desafios apresentados pela pandemia COVID-19 em uma ou múltiplas esferas, ao mesmo tempo em que aborda os desafios relacionados ao avanço dos ODS, garantindo impacto positivo ao longo do tempo sem comprometer a capacidade de atender as necessidades futuras.

> Inovação: demonstra soluções progressivas para os desafios urgentes do desenvolvimento e/ou meios de colaboração mais eficazes entre os países em desenvolvimento para melhorar sua vantagem competitiva.

> Participação: inspira um senso de pertencimento sobre as decisões e ações.

A data limite para o envio dos casos é dia 16 de novembro de 2020. Os casos selecionados serão disponibilizados na plataforma Galaxy entre outras plataformas. A planilha de inscrição pode ser preenchida em português, e deve ser enviada  para southsouth.cities@unossc.org 

Leave a Reply