A Associação Brasileira de Municípios (ABM) manifesta sua profunda solidariedade aos municípios afetados e, em especial, às famílias das vítimas das fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul desde o final de abril.
As imagens de inundações, desabrigados e estragos causados pelas chuvas são comoventes e nos tocam profundamente. A ABM reconhece o trabalho incansável das prefeituras, equipes de resgate e de todos os envolvidos na contenção dos danos e na assistência às vítimas.
Neste momento de dor e sofrimento, nos unimos à população gaúcha e colocamos à disposição toda a nossa estrutura e apoio para auxiliar na superação dessa tragédia. A ABM também se coloca como parceira das autoridades na busca por soluções emergenciais e na reconstrução das áreas afetadas.
“As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul causaram um estrago enorme, com perdas de vidas, casas e infraestrutura. É um momento de profunda tristeza e luto para o estado e para todo o país. A ABM está aqui para oferecer todo o seu apoio e solidariedade às vítimas e aos municípios afetados. Juntos, vamos superar essa tragédia e reconstruir o Rio Grande do Sul”, afirma Ary Vanazzi, presidente da ABM e prefeito de São Leopoldo/RS.
Situação em São Leopoldo
A cidade de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, onde reside o presidente da ABM, enfrenta grandes transtornos devido às fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. As precipitações intensas provocaram inundações em praticamente 80% do município, afetando casas, comércios e vias públicas. Diversas famílias estão desabrigadas. A prefeitura decretou situação de calamidade pública.
A ABM reitera sua solidariedade e coloca-se à disposição para colaborar na superação dessa tragédia, ressaltando a importância da união de esforços neste momento crucial. A colaboração entre governos, municípios, entidades civis e a própria população será fundamental para a reconstrução do Rio Grande do Sul.