O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, entregou na última quarta-feira (9), o diploma de Sócia Emérita da ABM à Ministra da Cultura, Marta Suplicy, após reunião no ministério para discutir parcerias com a entidade para inserção dos municípios no Sistema Nacional de Cultura (SNC).
O título de Sócio Emérito foi criado pela ABM em março de 2014, quando cerca de 60 personalidades do municipalismo brasileiro, como ex-prefeitos, deputados, senadores, entre outras, receberam os primeiros diplomas, durante o Encontro Nacional de Municípios, pela dedicação e contribuição às lutas municipalistas ao longo da trajetória política. Durante a entrega, o presidente da ABM destacou a trajetória de Marta no movimento municipalista. “A Marta teve uma forte atuação nas entidades municipalistas, lutando por melhores condições aos municípios e desenvolveu projetos inovadores à frente da Prefeitura de São Paulo. Como ministra também tem valorizado a papel dos municípios nas políticas culturais, por isso é uma honra tê-la entre nossos Sócios Eméritos”, afirma.
A ministra elogiou a iniciativa da ABM em reconhecer e integrar os agentes municipalistas brasileiros. “A ideia de manter essas pessoas em atuação no municipalismo é muito boa e certamente vai somar muito para as ações do movimento. Fico honrada com a homenagem da ABM”, disse.
Marta Suplicy foi deputada federal, prefeita de São Paulo, ministra do Turismo e atualmente está licenciada do senado, como Ministra da Cultura. Participou ativamente das lutas dos municípios durante sua trajetória política e, ao governar a principal capital brasileira, a cidade de São Paulo, adquiriu grande conhecimento sobre os desafios e as demandas das gestões municipais.