O III Encontro Nacional dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), promovido pela Frente Nacional de Prefeitos em parceria com o SEBRAE, teve início nesta terça-feira (7), em Brasília. A ABM é apoiadora do evento e participará de duas mesas no dia 8 de abril: ‘Construindo novos modelos de Gestão’, às 10h45, na sala 12; e ‘A judicialização e criminalização da ação pública’, às 14h, na Arena 4.
Na mesa sobre novos modelos de gestão, o debate será sobre o papel das Prefeituras além da simples prestação de serviços essenciais à população, tendo desempenho estratégico na indução do desenvolvimento, coerente com as capacidades do território. A discussão ainda trará promoverá um contraponto entre a atuação das Prefeituras em priorizar o interesse público em detrimento dos interesses dos negócios.
Eduardo Tadeu Pereira, presidente da ABM, foi convidado para apresentar propostas de estratégias para o alcance desses objetivos. Ele comporá a mesa ao lado do Prefeito de Canoas/RS, Jairo Jorge, do Coordenador de Projetos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), Gil Soares Júnior; da Diretora-Presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira; da Assessora Técnica do projeto CapaCidades: aliança para o desenvolvimento local do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Silvana Granemann; do Pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) – Fundação Getúlio Vargas/São Paulo, Eduardo Grin.
III EMDS
O Encontro Nacional dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável aborda assuntos de interesse comum entre os municípios brasileiros e nesta edição terá como eixo central o tema “Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo”.
Crise Hídrica, Mobilidade Urbana, Saúde Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico são outros tópicos a serem debatidos durante o III EMDS.Sete eixos temáticos irão nortear a programação do III EMDS, composta por Salas Temáticas, Arenas de Diálogo e Fóruns Ted-alike.
Confira:
• Empreendedorismo e desenvolvimento local sustentável: políticas públicas de incentivo e de financiamento
• A crise hídrica urbana: causas, situação atual e cenários futuros
• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ONU) e o Habitat III: a nova agenda urbana e o protagonismo dos governos locais
• Mobilidade urbana: o esgotamento do atual modelo e a urgência de uma pactuação federativa
• Governança e gestão das políticas públicas metropolitanas• Desafios da Saúde Pública: financiamento, qualidade e gestão
• Cidades e democracia: reforma política, reforma federativa e participação social
Experiências exitosas municipais também serão divulgadas durante o evento, por meio do Caminho das Cidades e da Praça de Boas Práticas. O networking e a interação entre os participantes acontecem no espaço chamado Ponto de Encontro. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site www.emds.fnp.org.br.
Serviço
Data: 7 a 9 de abril de 2015
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – SDC Eixo Monumental – Lote 05, Brasília (DF)
Outras informações e inscrições: www.emds.fnp.org.br, nas redes sociais www.facebook.com/EMDS.FNP ou pelo telefone (61) 3044-9800