Etapa Rio Grande do Sul das Oficinas ABM, com enfoque nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU), fechou na sexta-feira (6) com duas importantes palestras: da prefeita de Francisco Morato/SP, Renata Sene, e da representante do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Zuleica Goulart. Em dois dias, mais de 100 participantes acompanharam as exposições e debates. O próximo evento acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, com os Estados do Sergipe e Alagoas.
O segundo dia das oficinas possibilitou conhecer experiências práticas de aplicação dos ODS nos municípios. A prefeita de Francisco Morato/SP, município localizado na região metropolitana de São Paulo, ressaltou a importância da construção do Plano Plurianual (PPA) participativo vinculado aos ODS. “Nós usamos os ODS como instrumento de planejamento e organizamos o Programa de Governo, a governança e, principalmente, alicerçamos o PPA. A agenda 2030 é um orientador para plano de ação da cidade”.
A prefeita também ressaltou a importância de institucionalizar os ODS no município. “Agora, por lei, o nosso município adota e colabora com a Agenda 2030. Outra estratégia para conseguirmos garantir essa agenda foi divulgar nas mídias sociais muita informação sobre os ODS”, destacou.
Outro ação desenvolvida em Francisco Morato/RS tem relação com a execução do orçamento público. Segundo a Prefeita, todo o gastos do município tem por obrigação de indicar qual estratégia dos ODS está atendendo. “Os ODS é uma ferramenta de governança pública e toda equipe precisa estar ciente dessa importância.
Zuleica Goulart, que representou o PCS, trouxe os principais eixos do programa. “O principal objetivo é fundamentalmente apoiar a municipalização dos ODS e a implementação da Agenda 2030 em nível local”. Para ela os objetivos são mundiais, mas que “não será possível se não alçarmos antes o local, por meio de um governança municipalista engajada”.
Para Eduardo Pereira e Gilmar Dominici, diretores da ABM e coordenadores das oficinas, o evento, como na primeira edição, foi bastante positivo, tanto pelo número