A iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM) em promover ao longo de 2015 Encontros Regionais de Municípios, com o objetivo de intensificar o diálogo com prefeitos (as) e gestores (as) municipais e levar capacitação e informações para as Prefeituras foi elogiada pelo Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto. A primeira edição será realizada na região Centro Oeste, em Brasília, nos dias 1 e 2 de julho, em Brasília/DF
De acordo com Noleto, que participará da mesa sobre o aprimoramento do pacto federativo, o municipalismo vive um momento de dificuldades devido ao período de contigenciamento do país, e é fundamental que os (as) prefeitos (as) repensem a gestão municipal. “Nesse momento é importante rediscutir as várias fórmulas e os vários pactos federativos – pacto do SUS, da educação, da assistência social – mas é preciso considerar as várias estratégias nacionais para fortalecer a gestão dos municípios e, por isso, o Governo Federal vai fortalecer a ação de qualificação”, afirma.
Para ele, a estratégia da ABM de promover suas ações de formação e capacitação desse público de forma regionalizada é correta. “Diziam que nós, do Governo Federal, tínhamos que ir onde o povo está. Com as entidades deve ser a mesma coisa. Elas devem ir onde os prefeitos estão. Essa é uma estratégia correta e colabora na construção de um novo perfil do municipalismo, de formulação e formação dos gestores”, avalia.
Encontros Regionais de Municípios
A Associação Brasileira de Municípios (ABM) promoverá Encontros Regionais de Municípios com o tema “Aprimorando o Pacto Federativo”. Serão cinco edições: Centro Oeste, Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, que têm como público alvo prefeitos (as), gestores (as) e técnicos municipais. A inciativa tem como objetivo levar o informações dos ministérios às prefeituras e promover palestras e debates sobre temas que abordam as dificuldades enfrentadas pelos municípios. As inscrições para a edição Centro Oeste, que será realizada nos dias 1 e 2/07 em Brasília, estão abertas (aqui) e são gratuitas.
Acesse mais informações sobre a programação e as datas de cada edição.