Ministra Ideli Salvatti destaca investimentos federais em 25 aeroportos regionais
“O governo federal investirá em 25 aeroportos regionais entre construção e reforma para impulsionar a aviação regional e o desenvolvimento do Estado”, afirmou a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, durante a abertura do Encontro com Prefeitos e Prefeitas do Amazonas, realizado pelo Governo Federal no dia 3 de outubro, em Manaus. O encontro contou com a presença do governador do Estado, Omar Aziz, parlamentares e lideranças regionais.
“Contamos com a presença de 59 prefeitos de 62 municípios, o que representa 95% de participação. Um dos maiores índices de presença de gestores municipais interessados em ampliar o repasse de recursos federais para seus municípios”, disse a ministra. Região Metropolitana
A ministra afirmou que será desarquivado o projeto que trata da prorrogação da zona franca de Manaus para 50 anos. “Vamos colocar em regime de urgência e tenho certeza que será aprovado no Congresso Nacional, devido à importância do projeto para o crescimento da região amazônica”, destacou.
Mais Médicos
“Se teve um estado que serviu de parâmetro para a decisão da presidenta Dilma para dar início ao programa Mais Médicos foi o estado do Amazonas. A comunidade indígena precisa de médicos. Os municípios de difícil acesso precisam de médicos”, disse. A ministra frisou que na primeira chamada do programa foram selecionados 123 médicos. “Isso não representa nem dois médicos por município, por isso vamos fazer seleção todos os meses até completar o número suficiente de atendimentos que o Estado necessita”.
Pauta municipalista
O presidente em exercício da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Raimundo Sampaio, entregou a Ideli a Carta do Amazonas com 12 reivindicações dos municípios amazonenses, entre elas, o aumento de 2% do percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Crédito: Thamyres Ferreira – SRI/PR