Por Yasmim Taha
O Encontro de Gestores Municipais de Cultura Edição Sudeste vai encerrar o ciclo de reuniões regionais promovidos pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) de norte a sul do país ao longo de 2015. O evento será promovido no dia 16 de dezembro, em Fortaleza (CE), e tem o objetivo de promover o debate entre secretários e técnicos da área sobre os Sistema Municipais de Cultura, além da proporcionar a troca de experiências e capacitação. As inscrições são gratuitas.
As edições anteriores foram promovidas em Curitiba /PR, Manaus/AM, Brasília/CO e Rio de Janeiro/RJ. “A maioria das Prefeituras brasileiras não possui em sua estrutura organizacional uma secretaria de cultura, o que as faz atuar com capacidade de recursos humanos e financeiros reduzida. Através dos encontros regionais pretendemos oferecer suporte para que os gestores de cultura, mesmo com essas limitações , tenham acesso aos caminhos para implantação dos SMC, além de formular conjuntamente nossas propostas para o aprimoramento da gestão e financiamento das políticas culturais”, expõe Eduardo Tadeu Pereira, Presidente da ABM.
De acordo com o secretário de cultura de Jundiaí/SP, membro da coordenação dos encontros, Tércio Marinho, a ABM tem cumprido um papel estratégico e fundamental no fortalecimento e no crescimento das políticas de cultura dos municípios. “Minha expectativa é grande e positiva, a partir dessa iniciativa passamos a dialogar nacionalmente e podemos aprimorar as políticas municipais. Sinto-me honrado com o convite para participar deste evento”, finalizou o secretário, que compõe a coordenação dos encontros e está percorrendo as regiões junto à ABM.
Para o secretário de cultura e presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, que está trabalhando na articulação dos gestores, a iniciativa é muito importante para que os gestores possam acompanhar o planejamento das políticas municipais de perto, oportunidade única em um momento de crescimento da cultura nos municípios. “É um grande momento de troca. Teremos muitos convidados para aprender, ensinar e trocar experiências, oportunidade única para que possam acompanhar uma melhoria qualitativa dos setores municipais”, finalizou.
Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.