Comissão lança canal de comunicação e promove debates entre prefeituras e TCU

A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) promoveu nesta quarta-feira (23/5) um debate com prefeitos e parlamentares sobre a situação das cidades e a gestão das prefeituras. O encontro foi fruto de iniciativa da presidenta da CDU, deputada Margarida Salomão, e aconteceu às 9h30, no Plenário 16, Anexo II, da Câmara dos Deputados. O debate tem como objetivo reunir os prefeitos que estavam em Brasília por ocasião da Marcha em Defesa dos Municípios, que acontece entre 21 e 24 de maio.

Também foi lançado na ocasião, um canal de comunicação entre as prefeituras e o Tribunal de Contas da União (TCU). O espaço tem como objetivo viabilizar um acesso mais rápido dos gestores municipais ao Tribunal, agilizando esclarecimentos sobre prestação de contas, emendas orçamentarias, execuções de contratos e demais assuntos afetos aos municípios e que são de competência do TCU.

As perguntas serão enviadas na ferramenta “Expressão” da plataforma do e-Democracia, e, posteriormente, encaminhadas ao TCU. A resposta será postada neste fórum online, que estará disponível durante todo o ano de 2018 para toda a população. O acesso ao canal de comunicação poderá ser feito diretamente por meio do site da CDU.

Já a partir das 16h30, os gestores municipais também contarão com o auxílio de especialistas do TCU, que estarão na Câmara para orientar sobre os temas discutidos na reunião.