Assembléia da FLACMA teve participação da ABM

A Assembléia Geral de posse do novo presidente da FLACMA – Federação Latinoamericana de Cidades, Municípios e Associações, contou com a participação da ABM, através de seu Diretor Executivo, Eduardo Pereira Tadeu. O evento ocorreu no último dia 28 de outubro e marcou a posse de seu novo presidente, Johnny Araya, prefeito de San José, capital da Costa Rica.

O diretor Executivo da ABM, em nome da presidenta da entidade, Mônica Aguiar, prefeita de Camocim/CE, saudou os participantes e as entidades representadas no evento, destacando a importância do trabalho de articulação latino-americana dos governos locais.

Destacou ainda o trabalho desenvolvido pela ABM em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), à Nova Agenda Urbana e ao enfrentamento à mudança climática. Lembrou que a entidade abriga o Help Desk do Programa Internacional de Cooperação Urbana para a América Latina e Caribe (IUC-LAC) e, dentro do programa, ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia.

A ABM integra também a Coordenação Nacional desta aliança de cidades comprometidas com a redução dos impactos da mudança climática, facilitando o acesso à energia sustentável e acessível para as populações.

Por fim, Tadeu enfatizou a importância da articulação dos governos locais da América Latina, através da FLACMA, da rede Mercocidades – da qual a ABM participa ativamente, “é de suma importância para levar as pautas aos municípios, às instâncias internacionais, como a organização mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Organização das Nações Unidas (ONU)”, concluiu.

 

Leave a Reply