A Associação Brasileira de Municípios (ABM) celebra com entusiasmo a nomeação da brasileira Anacláudia Marinheiro Centeno Rossbach para o cargo de Diretora-Executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A nomeação foi referendada pela Assembleia-Geral da ONU na última sexta-feira (7), e marca um momento histórico para o Brasil e para o municipalismo.
Anacláudia Rossbach, é uma personalidade de renome na área de políticas urbanas e habitação social. Economista com mais de 20 anos de experiência, ela possui um histórico de atuação como consultora, ativista e facilitadora de intercâmbio de conhecimento em políticas públicas. Sua vasta experiência e compromisso com cidades mais justas e sustentáveis foram fundamentais para sua indicação ao cargo.
Reconhecimento internacional e apoio da ABM
A trajetória de Anacláudia Rossbach foi reconhecida por diversos países e organizações nacionais e internacionais ligadas à agenda urbana. A ABM, em particular, manifestou publicamente apoio desde o início do processo, destacando sua capacidade técnica e sua trajetória dedicada às cidades.
“A indicação de Anacláudia Rossbach para a ONU-Habitat é motivo de grande orgulho para a ABM e para todo o Brasil”, afirma o presidente da ABM e prefeito de São Leopoldo/RS, Ary Vanazzi. “Sua vasta experiência e conhecimento, juntamente com sua dedicação por municípios mais justos e sustentáveis, contribuirão imensamente para o Programa”, complementa.
Colaboração para o desenvolvimento urbano
A ABM reitera seu compromisso em colaborar com Anacláudia Rossbach e com a ONU-Habitat na promoção de cidades mais inclusivas, resilientes e sustentáveis. A entidade acredita que a liderança de Anacláudia será fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a implementação da Nova Agenda Urbana.
“Apoiamos, com grande entusiasmo, a liderança de Anacláudia Rossbach, com quem teremos o prazer de colaborar para alavancar os objetivos dos municípios e promover o papel central dos governos locais nas agendas de desenvolvimento global”, finaliza Vanazzi.
A ABM está confiante de que a atuação de Anacláudia Rossbach à frente da ONU-Habitat trará benefícios concretos para os municípios brasileiros e para o mundo como um todo. A entidade deseja à nova Diretora-Executiva um mandato profícuo e repleto de realizações.