A primeira turma do curso de capacitação promovido pela AdaptaBrasil MCTI para profissionais das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, vinculadas ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, projeto financiado pela União Europeia, encerrou com êxito sua participação neste mês de dezembro. A segunda turma está programada para os dias 14 e 15 de dezembro, marcando a continuidade desse importante treinamento.
Realizado de forma virtual nos dias 07 e 08 de dezembro, o curso capacitou gestores, gestoras e integrantes dos órgãos ambientais dos municípios que integram a estratégia nacional do Pacto Global de Prefeitos (GCoM), coordenada pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Alziras e ICLEI América do Sul. Para além de aprender a utilizar a plataforma AdaptaBrasil MCTI, o conhecimento adquirido pelos gestores e gestoras permitirá que desenvolvam planos de adaptação climática específicos para suas regiões, com base nos níveis de impacto e riscos climáticos no Brasil.
“A AdaptaBrasil é uma ferramenta poderosa que apoia os municípios na definição de estratégias de adaptação às mudanças”, destaca Sandino Lamarca, consultor técnico do Pacto Global de Prefeitos e coordenador do acompanhamento das cidades.
Na segunda etapa, prevista para os dias 14 e 15 de dezembro, a expectativa é capacitar uma nova leva de técnicos. Participaram do primeiro módulo representantes das cidades de Cordeirópolis (SP), Niterói (RJ), São Cristóvão (SE), Barcarena (PA), Cáceres (MT), Sobral (CE), Campo Grande (MS), Formoso do Araguaia (TO), Francisco Morato (SP), Abaetetuba (PA), Carinhanha (BA), Serra Talhada (PE), Campina Grande (PB) e São Leopoldo (RS), reforçando o comprometimento desses municípios em fortalecer a resiliência climática local e aprimorar estratégias de adaptação para um futuro mais sustentável.
Peter Toledo, pesquisador do INPE e coordenador científico da AdaptaBrasil, comentou que “foi importante receber e observar a motivação dos servidores em conhecer a Plataforma AdaptaBrasil, se envolverem nas discussões técnicas e demonstrarem especial interesse em saber como utilizar as informações disponibilizadas para inserirem nos Planos de Adaptação às Mudanças Climáticas de seus Municípios. É importante mencionar ainda que os dados desta ferramenta servem para estimar os efeitos relacionados à ocorrência de um determinado evento extremo e seu impacto na gestão de atividades”.
Segundo o coordenador técnico Marck Silva, “o curso AdaptaBrasil vem sendo fortalecido com as demandas oficiais solicitadas via site AdaptaBrasil MCTI (contatos), permitindo a formação de turmas específicas para receberem um treinamento pelo time altamente capacitado do AdaptaBrasil, com o intuito de contribuir positivamente ao País para o uso adequado da ferramenta AdaptaBrasil na formulação de Políticas Públicas”.
A equipe de instrutores AdaptaBrasil foi composta por Dr. Peter Mann de Toledo, Dr. Gustavo Arcoverde, Dra. Francinelli de Angeli, Dra. Karine Bezerra, Dra. Cassia Lemos, Dra. Fabiane Bertoni, MSc. George Pedra, MSc. Thales Penha, MSc. Mauro Assis e MSc. Marck Silva.
O curso AdaptaBrasil MCTI também teve apoio tecnológico do engenheiro da computação Eurialdo Mendes, membro da equipe da Divisão de Extensão e Capacitação (DIEXC) do INPE.