O Encontro Regional de Municípios da Região Nordeste, promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, teve início nesta manhã de quarta-feira (25) em Teresina (PI). A solenidade de abertura contou com as presenças do Presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira e o Prefeito de São João do Piauí (PI) e Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Modesto Alves.
Este é o terceiro de uma série de cinco eventos regionais que abordarão o tema “Novas gestões, Novos desafios”. As reuniões, patrocinadas pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, visam debater o cenário atual com os prefeitos e prefeitas do país, além de aproximar as propostas da entidade aos municípios brasileiros, estreitando a relação dos mesmos com a União.
A primeira mesa de debates do evento teve como tema a Judicialização da Gestão Pública e Criminalização dos agentes políticos, tema que tem preocupado bastante os gestores municipais. Participaram da mesa o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Erivan José Lopes e Prefeito de São João do Piauí/PI e o Presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Modesto Alves.
O presidente da APPM, Gil Carlos, destacou a iniciativa como uma forma de ampliar o auxílio aos municípios por meio do conhecimento. “A ABM, além de promover o estreitamento das relações entre os municípios e união, traz por meio deste importante evento uma explicação mais ampla do Plano de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, que busca resultados e metas mais amplas, à fim de promover o desenvolvimento não somente da área social, mas da tecnologia e geração de empregos nos municípios de todo o País”, disse.
O último painel foi sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana. Participaram da mesa, além do presidente da ABM, a representante da prefeitura de Barcarena (PA), Patricia Menezes e o representante do Instituto Pólis, Paulo Romeiro.
O presidente da ABM, salientou em seu discurso, que os objetivos de desenvolvimento sustentável são o mote de planejamento dos municípios. E o gestor que quiser, nesse próximo período, estar conectado nacional e internacionalmente terá que pensar nisso.
Patricia Menezes, em sua fala, descreveu todos os passos, desde 2013, que a gestão do prefeito Antônio Carlos Vilaça implantou para seguir seu planejamento governamental alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da Organização das Nações Unidas (ONU) que estavam vigentes de 2000 a 2015.
“Com isso, trouxe muitos resultados positivos para a cidade, melhorando os indicadores sociais e ganhando certificações de cumprimento de metas ODM do Governo Federal. Após a transição dos ODM para os ODS, no início de 2016, o prefeito manteve a estratégia de alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirma Patricia.