O presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, representou a entidade no III Congresso promovido pela CONACI/BR, nos dias 13 e 14 de julho, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
O Congresso que reuniu mais de 600 participantes, teve como objetivo principal aproximar autoridades e gestores municipais que estão em busca de informações sobre o movimento crescente no país dos consórcios intermunicipais.
O presidente Eduardo participou da abertura do evento e ressaltou que o congresso ocorreu em um momento muito importante sobre o debate do federalismo no Brasil. “Os debates trouxeram muitas informações para os prefeitos e prefeitas, gestores e gestoras. Tenho certeza que a CONACI/BR cresceu com este congresso e tenho certeza que cada vez mais o futuro dos municípios brasileiros é se unir, e o consórcio é a forma mais acertada neste momento para a associação entre os municípios buscando servir melhor a população”.
Eduardo participou também como palestrante do painel “O impacto da crise econômica nos municípios e a gestão consorciada como instrumento no enfrentamento dos desafios”. Na ocasião foi debatida a importância da ideia do consórcio intermunicipal como parte da solução, buscando um acordo entre os municípios para superar a crise econômica que atinge fortemente o país.
Também destacou que as saídas para a crise não dependem necessariamente de recursos financeiros, mas do aprimoramento de ferramentas e processos de gestão. “Os prefeitos e prefeitas não tem como contingenciar recursos, uma vez que eles são dirigidos diretamente para o atendimento da população, do cidadão e da cidadã. Essa situação complicada para os municípios faz com que eles precisem cada vez mais se agrupar em consórcios para dar respostas aos desafios da gestão municipal atual”.
Redator: Valentina Falkenstein
Fotos: CONACI/BR