A Associação Brasileira de Municípios (ABM) oferece um conjunto de serviços para atender prefeituras de todo o País. A ação, direcionada a municípios associados, abrange atividades de assessoria técnica em convênios, contratos de repasse e acordos de cooperação técnica e identificação de ambientes para captação de recursos para desenvolver e fortalecer políticas públicas.
Os serviços oferecidos pela ABM estão alinhados às necessidades de otimização do uso dos recursos públicos e de aprimoramento da gestão municipal, principal impactada pelo ambiente de severas restrições orçamentárias que vive o Brasil. A assessoria técnica reduz, por exemplo, a necessidade de deslocamentos a Brasília, já que estará apta a representar os municípios junto aos órgãos concedentes e a acompanhar o andamento de processos em órgãos públicos.
O conjunto de serviços oferecidos pela ABM a seus associados é formado por três ações centrais:
1. ASSESSORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA em convênios, contratos de repasse e acordos de cooperação, com interlocução e acompanhamento de processos administrativos junto ao Concedente, representação do município e identificação de fontes de recursos.
2. TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO de agentes públicos municipais para a Plataforma + Brasil, a gestão de convênios técnicos internacionais, o orçamento impositivo, o acesso a fundos internacionais de financiamento climático e o alinhamento de políticas locais a programas regionais de financiamento.
4. Acompanhar os principais temas de interesse dos municípios nos poderes Executivo e Legislativo, como a PEC DO PACTO FEDERATIVO.
Com este conjunto de serviços, a ABM, criada em 1946, reforça seu compromisso com o fortalecimento do municipalismo, que é estratégico para o desenvolvimento do País. A persistência do ambiente de restrição orçamentária demanda maior atenção à eficiência e a eficácia da gestão e à garantia da autonomia dos municípios.