A Associação Brasileira de Municípios (ABM) promoveu, nessa segunda-feira (04), o primeiro dia de atividades do 21’Colóquio “Os acordos de Paris, os Governos Locais e a Cooperação Internacional” na sede da ABM. Localizada na SAUS, Quadra 05 – Bloco F. O evento está sendo realizado em parceria com a Amsur.
O prefeito de São Leopoldo e vice-presidente da ABM, Ary Vanazzi, em sua fala durante evento disse que o colóquio organizado pela ABM é muito importante para a afirmação do Acordo de Paris sobre acordo Climáticas para todos os gestores e a população. “Nosso papel enquanto ABM é levar este tema para junto com os municípios para que possam melhor construir cidades sustentáveis”, afirmou Ary.
O Colóquio será desenvolvido em três sessões plenárias com intervenções iniciais dos convidados especiais objetivando: Sensibilizar os municípios brasileiros sobre os Acordos de Paris, buscando comprometê-los com os objetivos e metas pactuados; desenhar com governos nacionais, organismos multilaterais e agências de desenvolvimento e fomento uma agenda de cooperação internacional sobre as mudanças climáticas; dialogar com redes de cidades, organizações não governamentais, especialistas e instituições universitárias sobre o papel dos municípios na agenda das mudanças climáticas.
Confira a programação do evento para essa terça-feira (05):
ABERTURA – 09h30min
Sessão Plenária n.3. – 10h00min – OS ACORDOS DE PARIS E A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E REGIONAL.
Diálogo com os organismos multilaterais e regionais e agências de desenvolvimento e fomento sobre uma agenda de cooperação e financiamento visando a implementação dos Acordos de Paris
Cities Alliance – Aliança das Cidades – Representante Regional Sra. Anaclaudia Rossbach;
UNOPS – Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos – Assistente de Projetos Mr. Pedro Fontoura;
CAF – Corporação Andina de Fomento – Gerente de Meio Ambiente para o Brasil – Cecília Guerra;
CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – Diretor do Escritório da Cepal no Brasil – Carlos H F Mussi;
PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – Oficial/Representante do Programa – Ieva Lazareviciute;
BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – Especialista Sênior em Clima e Sustentabilidade Sra. Bárbara Brakarz,
Instituto POLIS – Coordenador de Direito à Cidade Nelson Saule Júnior;
ICLEI – Governos locais para a sustentabilidade – Secretário Executivo Sr. Rodrigo Perpétuo
FRANÇA – Gerente de Projetos da Agência Francesa de Desenvolvimento – Laure Schalchli.